A
escola, os professores, alunos e toda comunidade escolar se mostram apreensivas
com relação às novas mudanças ocorridas no mundo com as novas tecnologias de
aprendizagem. Mas gradativamente veio a transformação no início o uso das TCCS
era considerado um luxo, um uso super fluo, hoje é à base da aprendizagem, de
um modo ou de outro, ela auxilia professores, alunos e outras pessoas para a
aquisição de bons conhecimentos bastam saber escolher os bons conteúdos que
realmente estejam contribuindo para uma melhor aprendizagem, todos se sentem
curiosos em descobrir com saber usar e dominar este novo desafio devemos
retirar conteúdos significativos para os nossos alunos e manter o gosto para
praticar sempre que achar necessário pesquisar sobre determinado assunto.
Podemos está sempre procurando novos conhecimentos todos os dias, pois é sempre
importante para o nosso crescimento pessoal, social educativo, adquirimos novas
formas de letramento/alfabetização.
Nossa sociedade vive momentos de
mudanças do ponto de vista da aprendizagem. A sociedade faz muita exigência das
pessoas, mas ela tem que respeitar as dificuldades das pessoas e valorizar o
potencial de cada um. Deve transformar o crescente fracasso escolar e as
estatísticas preocupantes sobre os baixos índices de leitura e de aprendizagem
dos alunos em sucesso pessoal com as pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo
tempo em nossa sociedade atual (Pozo, 2002) uma sociedade na qual aprender
constitui não apenas uma exigência social crescente, como também uma via
indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural mesmo econômico dos
cidadãos. As demandas de aprendizagem exigem que as pessoas aprendam de maneira
diferente que tenham acesso a outras culturas de aprendizagem, adquirindo
saberes de forma globais pra que os de pensar e se expressar diferente, tendo
uma nova forma de conceber e gerar o conhecimento, sejam da perspectiva
cognitiva ou social há uma necessidade de conhecer as características que definem
as novas formas de aprender, podemos adaptar-nos a elas, desenvolvê-las e, em
última análise, através delas, ajuda a transformar essa sociedade do
conhecimento, da qual supostamente fazemos parte novas formas de conhecimento
foram criadas com as tecnologias da informação, que influenciou na distribuição
social de novas formas de alfabetização. Elas estão criando uma nova cultura de
aprendizagem, que a escola não pode ou pelo menos não deve ignorar.
Graças a essas novas tecnologias da
informação, a escola, em sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento
para os alunos e, às vezes, nem mesmo a principal, em muitos âmbitos.
Uma das metas essenciais da
educação, para poder atender às exigências dessa nova sociedade da
aprendizagem, seria, portanto, fomentar nos alunos várias capacidades
relacionadas à aquisição de seus conhecimentos. Todavia, mudar as formas de
aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus
professores.Simone Ferreira e Maria Alcione
Nenhum comentário:
Postar um comentário