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segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO


             A escola, os professores, alunos e toda comunidade escolar se mostram apreensivas com relação às novas mudanças ocorridas no mundo com as novas tecnologias de aprendizagem. Mas gradativamente veio a transformação no início o uso das TCCS era considerado um luxo, um uso super fluo, hoje é à base da aprendizagem, de um modo ou de outro, ela auxilia professores, alunos e outras pessoas para a aquisição de bons conhecimentos bastam saber escolher os bons conteúdos que realmente estejam contribuindo para uma melhor aprendizagem, todos se sentem curiosos em descobrir com saber usar e dominar este novo desafio devemos retirar conteúdos significativos para os nossos alunos e manter o gosto para praticar sempre que achar necessário pesquisar sobre determinado assunto. Podemos está sempre procurando novos conhecimentos todos os dias, pois é sempre importante para o nosso crescimento pessoal, social educativo, adquirimos novas formas de letramento/alfabetização.
            Nossa sociedade vive momentos de mudanças do ponto de vista da aprendizagem. A sociedade faz muita exigência das pessoas, mas ela tem que respeitar as dificuldades das pessoas e valorizar o potencial de cada um. Deve transformar o crescente fracasso escolar e as estatísticas preocupantes sobre os baixos índices de leitura e de aprendizagem dos alunos em sucesso pessoal com as pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo em nossa sociedade atual (Pozo, 2002) uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente, como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural mesmo econômico dos cidadãos. As demandas de aprendizagem exigem que as pessoas aprendam de maneira diferente que tenham acesso a outras culturas de aprendizagem, adquirindo saberes de forma globais pra que os de pensar e se expressar diferente, tendo uma nova forma de conceber e gerar o conhecimento, sejam da perspectiva cognitiva ou social há uma necessidade de conhecer as características que definem as novas formas de aprender, podemos adaptar-nos a elas, desenvolvê-las e, em última análise, através delas, ajuda a transformar essa sociedade do conhecimento, da qual supostamente fazemos parte novas formas de conhecimento foram criadas com as tecnologias da informação, que influenciou na distribuição social de novas formas de alfabetização. Elas estão criando uma nova cultura de aprendizagem, que a escola não pode ou pelo menos não deve ignorar.
            Graças a essas novas tecnologias da informação, a escola, em sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e, às vezes, nem mesmo a principal, em muitos âmbitos.
            Uma das metas essenciais da educação, para poder atender às exigências dessa nova sociedade da aprendizagem, seria, portanto, fomentar nos alunos várias capacidades relacionadas à aquisição de seus conhecimentos. Todavia, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores.

Simone Ferreira e Maria Alcione

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