Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Culinária Arcaica - Chouriço: doce de sangue de porco.

A culinária é um dos aspectos que particulariza uma região. No decorrer dos séculos, no sertão do Seridó, muitos hábitos alimentares foram incorporados, outros foram esquecidos. Dentre as iguarias em vias de extinção está o chouriço, doce feito a partir do sangue e da banha (gordura) do porco. No seu preparo adiciona-se mel de rapadura, farinha de mandioca, castanha de caju e especiarias: erva doce, canela, gengibre, cravo e pimenta do reino.
Para cozinhar o chouriço, o tempo gasto, em média, é de 4 a 6 horas, e geralmente, se faz em fogo a lenha, como mostra a foto. E durante todo o tempo tem que ter uma pessoa mexendo com uma colher de pau gigante. Para cada 3 litros de sangue são necessárias 20 rapaduras. 
Em Timbaúba dos Batistas, pouquíssimas pessoas ainda sabem fazer chouriço, uma delas é Maria de Manoel Albino. É necessário preservamos a nossa história alimentar, pois ela também está prestes a ser esquecida.


6 comentários:

  1. Aqui, no Piauí, minha mãe, nas décadas de 40 a 70 do século passado, ainda fazia chouriço pra nossa família, pois meu pai era criador de porcos. Não lembro bem qual era a receita, e minha mãe, hoje com 76 anos, me descreveu algo com ingredientes mais simples; porém, não menos saboroso. Vocês estão certos quando alertam para esse não esquecimento de nossa cultura gastronômica. Meus cumprimentos.

    ResponderExcluir
  2. Minha avó fazia chouriço, mas não era doce não. Eu gostava e gosto muito até hoje! Nesse mundo de enlatados e instantâneos, a Gastronomia é uma expressão da cultura, principalmente a popular, que deve ser preservada.

    ResponderExcluir
  3. CONFIRMEM POR FAVOR A QUANTIDADE RAPADURA

    ResponderExcluir
  4. Sou Daniel Lima Santiago, 77 anos. Ouví falar nesse doce em 1950, em Bom Conselho, Pernambuco. Soube que atualmente era feito por umas freiras de um convento em Areia, Paraíba. Vou fazer um print screen desta receita e publicar no meu Facebook. Parabéns para a Escola Basílio Batista.

    ResponderExcluir
  5. Quanto a pergunta de Neilo Marden Cabral, para cada litro de sangue de porco coloca-se 7 rapaduras de meia libra, ou seja, 1,750 kg de rapaduras. Eu não esqueci a receita que minha avó fazia no Sítio barra do Rio carnaúba, município de Acari - RN, hoje não posso fazer pois moro em apartamento e não tenho como fazer um fogo de lenha numa trempe, mas ainda sei como se faz.

    ResponderExcluir
  6. Oi . Gente ,por gentileza alguém tem a receita desse chouriço para me passar. Minha sogra fazia ,só que já esta com 90 anos e não consegue se lembrar direito

    ResponderExcluir