Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Basílio Baptista de Araújo, quem foi este homem?

Basílio Baptista de Araújo é o patrono da Escola, no entanto, poucos sabem quem foi este homem. Fato este que representa uma contradição muito grande no meio escolar, como pode uma escola, centro de conhecimento, não saber da história do próprio patrono?
Nascido em Caicó, RN, na Fazenda Timbaúba, Basílio era possuidor de caráter firme, característica herdada de seus antecessores. Dedicou-se, muito jovem, aos estudos, passando os primeiros anos de escola na cidade de Caicó. Sua rara inteligência fez com que o encaminhassem para o Ateneu Norte-Riograndense de Natal, capital do estado, a fim de completar os estudos. Apaixonou-se por Aia, moça da família Aladim .Porém os parentes da mesma não concordaram com o casamento. Então, Basílio tomou a decisão de não mais voltar à sua terra natal e resolveu viajar para o estado de Minas Gerais, onde foi professor nas cidades de Cataguases, Viçosa e , por último, Palma.
Em Viçosa dirigiu o Collegio Baptista. Em Cataguases foi redator do Jornal “ Cataguazes”;
Quando residia em Viçosa,tornou-se amigo, daquele que viria a ser Presidente do Brasil Arthur Barnardes. Por esse motivo, mais tarde , Basílio foi considerado figura de elevada influência na região. Posteriormente, mudou-se para Palma, onde participou (em 1918/19) ativamente da construção do prédio do Grupo Escolar, denominado, depois, Arthur Bernardes, do qual foi diretor até o ano de 1923, quando faleceu no dia 24 de julho.(conforme Livro de Óbito n° 43 – livro C-10 – F1.47-B, do 1° Cartório de Palma : faleceu ás 6:30 h da manhã, do dia 24/07/1923, de morte natural, aos 60 anos de idade, tendo sido feita a autopsia pelo farmacêutico Nicanor Amaral, na falta de médico)
Está sepultado no Cemitério de Palma, onde sua cova não foi encontrada por falta de registro da Prefeitura de Palma.

O Jornal Seridoense, existente no Instituto Histórico do Rio Grande do Norte publicou, no dia 23 de agosto de 1923: 

 Fonte: http://betometri.blogspot.com

Professor Batistinha- Basílio Baptista de Araújo,
com seus filhos, em Palma - MG
(ou Ubá - há dúvidas)
Fonte:http://betometri.blogspot.com

Fachada do Colégio Baptista,
fundado por Basílio Baptista de Araújo,
em Viçosa, em 1896.
Fonte:  http://betometri.blogspot.com
 Grupo Escolar Artur Bernardes,
no final da década de 1910, construído
sob a coordenação do Professor Basílio Baptista de Araújo, no qual foi diretor até a sua morte.
Fonte: http://betometri.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário