Total de visualizações de página

sábado, 1 de outubro de 2011

A farsa do Massacre de Cunhaú e Uruaçu


Em pleno século XXI ainda se cria feriado religioso no Brasil. Não bastasse o grande número de feriados existentes no país, no Rio Grande do Norte ainda tem o feriado do dia 03 de outubro. Dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
A Igreja Católica com a finalidade de conter a fuga desenfreada de fiéis para as denominações evangélicas insiste com essas estratégias inúteis, como a de forjar mitos religiosos. O problema da evasão dos católicos é ocasionado principalmente pelo discurso e práticas retrógradas da Igreja, no entanto ela tenta combater com ações anti modernas. Enquanto não for aberto um diálogo que discuta temas como a modernização de linguagem e ritos, fim da obrigatoriedade do celibato dos padres, questões de sexualidade e uso de preservativos, a estrutura medieval onde meia dúzia de cardeais em Roma é quem manda e desmanda  na Igreja do Mundo todo, além de outras questões. Vamos continuar a assistir ao êxodo católico. E vale salientar, que este fenômeno não é mais restrito aos grandes centros urbanos, já chegou ao interior. Existem comunidades rurais próximas a Timbaúba dos Batistas-RN, onde mais da metade dos moradores já se declararam não católicos. Nem com a população rural o catolicismo consegue mais dialogar.
Enquanto todos assistem a esse espetáculo o que fazem os dirigentes da Igreja? Forjam mitos, distorcem a história para transformar a reação indígena aos invasores do RN num martírio dos católicos do séc. XVII se aproveitam de atitudes populistas de políticos para oficializar o feriado. Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de história sabe que o massacre de Uruaçu e Cunhaú foi uma reação dos índios a invasão de suas terras pelos portugueses,  nada teve de perseguição religiosa. Dezenas de milhares de indígenas foram mortos pelos bons católicos portugueses no RN e na hora em que dezenas de invasores morrem na revanche, estes são transformados em santos. Esta inconsistência só não foi percebida pela Arquidiocese de Natal e pelo Vaticano.
O mais grave de tudo é quando este grande teatro contagia também a classe política (como se eles não gostassem de coisas espetaculosas). Que no caso do RN, mesmo fazendo parte Brasil, que é um Estado Laico, a Assembleia Legislativa aprovou e a ex Governadora Vilma de Faria sancionou o referido feriado. Que de nada serve ao RN, basta ver onde estão os católicos nestes dias, se você visitar em algum templo o encontrará vazio. 

4 comentários:

  1. vocês protestantes são tao orgulhosos que nunca admitem seus erros. você é tao ignorante que nem sabe o contexto histórico da época .Em pleno seculo XVII o catolicismo era odiado pelos holandeses calvinistas ,tanto que na holanda a pratica do catolicismo era punido com a pena de morte e no brasil não seria muito diferente.Em meio a guerra e a proximidade da expulsão holandesa pelos portugueses ,eles decidem se vingar fomentando o ódio entre os índios potiguares para matarem católicos que não abandonaram sua fé que a defenderam heroicamente ate a morte.
    os mártires de Uruaçu e Cunhaú são exemplos de amor a cristo e a santa igreja.
    Só por curiosidade você devia saber que quando os protestantes puritanos ingleses começaram a colonizar a America do norte dizimaram inúmeras nações indígenas em nome dessas ridículas denominações religiosas ,por que você não escreve um artigo sobre as atrocidades dos protestantes contra os índios na America do norte? iria ficar muito bom.

    ResponderExcluir
  2. vcs não sabem de nada mataram pessoas inocentes que estavam apenas exercendo sua fé cristã

    ResponderExcluir
  3. Pois os protestantes, justamente os calvinistas, perpetraram massacres em todos os lugares do planeta Terra, exterminando nações inteiras na América do Norte (os ameríndios), na Austrália (os aborígenes) e na África, semeando o ódio, o exclusivismo e mesmo o racismo. O mundo católico é aberto, ecumênico, tolerante, o mundo protestante é fechado, exclusivista, intolerante e ... tem o dinheiro como Deus. Templo é dinheiro, né, protestantes ...

    ResponderExcluir