Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

As drogas estão começando a tomar conta de Timbaúba.


Há uns 15 dias eu comentava com a Pedagoga Suzana, que estava preocupado, pois a nossa tranqüilidade de cidade de interior estava com os dias contados. Que seria questão de meses até que começassem a surgir os primeiros noiados – termo que designa os drogados que fazem tudo para ter acesso às drogas, fissurados, geralmente em crise de abstinência – para tolher a paz da nossa cidade. Acertei na previsão, mas errei feio no tempo. Hoje, domingo de madrugada, o Sr Nival Vale, de 81 anos, ao se dirigir para cuidar dos seus animais, foi atacado por uma pessoa que queria desesperadamente dinheiro. O pior não aconteceu porque a polícia chegou mesmo na hora e o elemento fugiu. Deixando o ancião apenas com escoriações.
                Vão aparecer outros casos semelhantes, pois temos conhecimento que o tráfico de drogas se instalou na nossa cidade. Já passou da hora de agir. Todo os que compõem a Escola Estadual Basílio Batista de Araújo estão muito preocupados com isso, são mais de 150 adolescente e jovens, ou seja, a fase etária mais perigosa de ingresso nas drogas, sob a nossa responsabilidade profissional e moral. No entanto, o que a escola pode fazer para combater a problemática não é suficiente.
                O trabalho repressivo da polícia está muito distante do ideal, pois ela não utiliza o serviço de inteligência para pegar os traficantes em flagrante. Vai ser impossível flagrar alguém com drogas chegando no carro de polícia com aquele monte de luzes piscando e chamando atenção. Não é difícil saber quem são estes fora da lei, pois numa cidade de apenas dois mil habitantes, todos comentam e sabem quem são. O grupinho está resumido a no máximo uma dúzia os traficantes. Só precisa pegá-los com a boca na botija.
                Apesar de o trabalho repressivo ser muito importante, é necessário também que existam ações preventivas contínuas. É neste ponto que fica a minha maior decepção. Pois está programada uma atividade preventiva para acontecer em novembro e as instituições e a sociedade está fazendo pouco caso do evento. O sargento Marcelo convidou todas as instituições do Município para planejar a edição de Timbaúba,  de um evento de prevenção às drogas que vai acontecer em todas as cidades do Seridó. No primeiro encontro, 30/09/2011, apesar de comparecer muitos segmentos, a maior parte do tempo foi perdida numa discussão tola, em que as igrejas evangélicas colocaram entraves para se unirem num culto temático, mesmo que fosse em prol deste bem comum. Juro que se eu tivesse qualquer inclinação para ser evangélico teria desistido naquela ocasião.
                No 2º encontro preparatório, que aconteceu no dia 07/10/2011, compareceu meia dúzia de gatos pingados, acho que os traficantes de drogas que agem em Timbaúba são até mais numerosos. Não estava na reunião nenhum secretário municipal ou representante, nem  representantes da Igreja Católica ou evangélicas, nenhum vereador ou delegado de qualquer associação deu o ar da graça. A letargia toma conta de todos. Visivelmente percebia o embaraço do Sargento Marcelo frente a Walter Antero, presidente da ONG Tulipa, que promove os Fóruns de Políticas Anti Drogas em todos o Seridó.
                Quando o problema estiver adentrando os lares timbaubenses, roubando os sacrários das igrejas pensando que são cofres, invadindo os cultos e sessões da câmara, não vai adiantar nada ter desespero, rezar missa de desagravo, por a culpa no demônio ou discutir em audiências públicas de quem foi a culpa. Pois foi dada a oportunidade e nada foi feito. O problema é urgente, tem que ser resolvido já e sem a omissão de ninguém.

Imagem Ilustrativa

Um comentário:

  1. Realmente é preocupante a realidade com que as drogas estão entrando nas nossas cidades, nos nossos lares, nas nossas famílias. Talvez a falta de interesse de algumas pessoas ou entidades em participar desse tipo de discussão, venha apenas para não criar algum embaraço ou algum mal estar com alguém. Não estou justificando a minha ausência, mais, é quase impossível nas sextas feiras sair do meu trabalho. Sei também o quanto é importante a prevenção através de um trabalho de inteligência por parte da polícia, sei que os nossos jovens são os que estão mais suscetíveis ao mundo das drogas. Parabenizo todos que fazem a Escola Estadual Basílio Batista de Araújo, pela preocupação com a juventude timbaubense, e com as suas famílias. E que a Escola continue sempre se esforçando para evitar que os seus alunos e os jovens em geral adentrem no jundo das drogas e posteriormente na criminalidade.

    Um abraço a todos que fazem a Escola Estadual "Basílio Batista de Araújo".

    ResponderExcluir