Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Quem sou como professor e aprendiz


Por conta das demandas exigidas dos professores hoje em dia, realmente, concordo com o professor Nóvoa, que é bem mais complexo ser professor na atualidade. No entanto, ser professor sempre foi difícil, pois cada época exige dos educadores respostas aos desafios de cada tempo. Há 70 anos, a única fonte de informações na maioria das vezes era o professor que tinha que ter a resposta para tudo na ponta da língua, não podendo nem dizer que não sabia muito menos titubear nas suas respostas. Sem mencionar o quanto eram limitadas as fontes de informações, tanto para os educandos quantos aos educadores.
Para quem é preso aos métodos e teorias do passado, atualmente é impossível dar uma resposta satisfatória. Se por um lado ficou mais complexo ser professor, por outro, dominando as tecnologias disponíveis e sabendo utilizar as informações, mesmo que fragmentadas, superficiais e sem linearidade das mídias, ser um bom professor só será impossível para os acomodados que não saem de sua zona de conforto.
Acredito que o grande obstáculo da docência hoje, se dar pela complexidade social da sociedade e em extensão, da escola. Problemas familiares, sócio econômicos, de drogas, violência e preconceitos; esses sim atrapalham e inviabilizam a educação de muitos estudantes. Legando ao professor e a escola na maioria das vezes uma herança de frustração e desestímulo por não conseguir desempenhar bem o seu papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário