Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Saudades dos Rondonistas

Marechal Rondon, foi um dos maiores desbravadores do interior do Brasil. No início do século XX, quando a maior parte dos sertões eram desconhecidos da civilização ocidental, Rondon desbravou esta imensa área com o intuito de integrar todo o território nacional por meio de linha de telégrafos. Além de lançar as linhas telegráficas, Rondon ainda cumpriu a sua missão abrindo caminhos, desbravando terras, fazendo mapeamentos do terreno e principalmente estabelecendo relações cordiais com os índios. 

Foto de Rondon
Um século depois, inspirados no Marechal Cândido Rondon, um grupo integrado por professores e estudantes da PUC-RS e Univesidade Severino Sombra-RJ, seguiu para o Nordeste, mais precisamente para Timbaúba dos Batistas-RN, em janeiro e fevereiro de 2011 e nessa cidade deixaram marcas indeléveis nas mentes e corações de seus moradores.
Foram duas semanas de muitas atividades, nas quais os rondonistas ajudaram aos moradores de Timbaúba a refletir a respeito de sua terra, vendo os problemas, detectando as potencialidades e planejando ações com vistas a melhorar a realidade social da população.
Rondonistas da PUC-RS e USS-RJ

Várias atividades foram realizadas na Escola Basílio Batista e todas contribuíram para o aprendizado dos participantes. Os timbaubenses ficaram muito felizes com esta troca de informações e experiências ocorridas em função do Projeto. E ficamos ainda mais lisonjeados com os depoimentos desses novos amigos, dentre eles o de Juliana Caregnato, da PUC-RS:

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Rondonista do Rio Grande do Sul se encanta pelo Norte do País.



Viver o Projeto Rondon é uma experiência tão ampla e rica que se torna difícil traduzir em palavras. Durante os meses que convivi com as pessoas maravilhosas que compõe a equipe de que faço parte encontrei o princípio das respostas que procurava. Pude refletir sobre opiniões, comportamentos, valores e personalidades. Observei e aprendi a conviver com pessoas diferentes. Pude enxergar com meus próprios olhos uma realidade diferente da minha, que eu sabia em tese existir. E além de enxergar, pude viver, sentir, sorrir e chorar essa realidade. Viver o dia-a-dia de Timbaúba, sentir o carinho dos moradores, tentar entender suas esperanças. Sorrir de satisfação pelo trabalho bem feito e chorar de emoção e felicidade por estar aqui e saber que esses dias marcaram muita coisa em mim. Quando me inscrevi para o projeto buscava autoconhecimento, sem dúvida encontrei muito mais que isso. Encontrei novos amigos, novos valores, novas idéias e novos objetivos.

Estar aqui valeu cada esforço. Cada prova ou aula perdida, cada fim de semana trabalhado, cada reunião até mais tarde. Valeu muito mais que isso. O que recebemos dos cidadãos de Timbaúba (e do Projeto Rondon) é muito maior do que tudo o que possamos oferecer. Aprendemos muito mais do que ensinamos.

A todos os rondonistas a nossa eterna gratidão e saudade!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A leitura é fundamental

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta. 

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. 

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Por isso a família tem um papel fundamental de iniciação dos pequenos nesse processo.
A biblioteca da Escola Basílio Batista é sem sombra de dúvidas a maior e melhor biblioteca de Timbaúba dos Batistas. Lá você pode encontrar diversos gêneros literários, obras da literatura de vários países, sobretudo do Brasil. O espaço também é aberto a comunidade, não são somente os alunos da Escola que tem direito de apreciar os livros. Todos são convidados a visitar a nossa biblioteca.

Fazendo um trocadilho com a citação de Monteiro Lobato, "Uma Timbaúba se faz com homens e livros" 

Visite a Escola
Visiste a nossa Biblioteca.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cinebasílio - Resenhas de Filmes

O filme Planeta dos Macacos: A Origem (Rise of the Planet of the Apes), dirigido por Rupert Wyatt, conta a história de Will Rodman (interpretado por James Franco), um cientista em busca da cura para o Mal de Alzheimer, que faz aplicações em macacos para testar sua nova fórmula. Quando aparentemente estava tudo certo na pesquisa o macaco usado nos testes tem um ataque quebrando tudo no laboratório, e onde ele tem que ser sacrificado. 
Mas nisso, Will descobre que o macaco agiu daquela maneira pois tinha um filho, e estava apenas querendo protege-lo. Will leva o filho para a casa, e passa a tomar conta dele como seu animal de estimação. O pai de Will, que mora junto com ele, sofre do mal de Alzheimer, e por isso a luta incansável do cientista para encontrar a cura. O novo primata de estimação é chamado de Cesar, uma alusão ao protagonista do quarto filme da série iniciada em 68.
 Os anos se passam e o macaco cresce, e enquanto as pesquisas de Will no laboratório retomam, ele passa a fazer testes com o seu pai, e os resultados passam a ser muito positivos, o que posteriormente abre os olhos cada vez mais do chefe do laboratório.
 Cesar possui uma inteligência fora do comum, algo que veio na genética de sua mãe e que faz com que ele superdesenvolva com muita rapidez. Mas um incidente faz com que Will se separe de Ceasar, e este seja mandado para um abrigo de primatas. E lá é onde ele começa a organizar a rebelião para o crescimento do planeta dos macacos.
O filme conta com efeitos especiais de primeira mão trazendo incrível realismo ao filme. A primeira etapa do filme, e que se estende por quase 50 minutos de projeção, serve para desenvolver de maneira inteligente e eficiente os personagens, deixando a ação do filme para o segundo ato.
O filme faz algumas analogias aos filmes antigos, como no momento em que Cesar brinca com um brinquedo de uma estátua da liberdade, relembrando a famosa cena do primeiro filme do planeta dos macacos. Planeta dos Macacos: A Origem conta de uma maneira mais realística a obra do passado, e enquanto tinhamos um mundo dos macacos nos antigos filmes, aqui vemos como os macacos conquistam o nosso mundo, com semáforos, ruas, prédios e tudo mais. Aliás, as cenas da reunião dos macacos pelas ruas de San Francisco, é de tirar o fôlego.
Não tem como não se emocionar com o filme, que agradará tanto os fãs dos filmes antigos, como aqueles que nunca viram os antecessores. Filme mais do que recomendado e talvez um dos melhores filmes lançados em 2011.  

Fonte: http://www.criticasdefilmes.com.br

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ENEM - 22 e 23 de outubro - Informes da Escola

A edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, em todo o território nacional. Os estudantes de Timbaúba dos Batistas-RN, farão as suas provas na cidade de Caicó-RN. O ônibus escolar que fará a locomoção dos estudantes a Caicó, sairá às dez horas da manhã, sábado e domingo, da praça da matriz. Alertamos aos estudantes que o horário do ENEM será regulado pelo horário de verão, por isso, tenham cuidado para não chegarem atrasados nos locais da prova e perder a oportunidade.
A todos os que vão se submeter ao exame, desejamos Boa Sorte e tranquilidade nas provas.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Blog da Escola ultrapassa 1000 visitas

No início desta noite o Blog da Escola Basílio Batista ultrapassou a marca de 1000 acessos. Se tratando de um blog que não apela ao sensacionalismo para chamar atenção, esta marca é substancialmente importante, pois o blog só tem 2 meses de existência.

Origem dos acessos:
Brasil - 819 acessos
Estados Unidos - 117 acessos
Alemanha - 42 acessos
Rússia - 16 acessos
Canadá - 5 acessos
França - 2 acessos
Itália - 2 acessos
Bélgica - 1 acesso



Obrigado a todos pela visita!

Zilmar Batista apresenta candidatura para diretora da Escola

No último dia hábil, a professora Zilmar Batista de Araújo Teixeira registrou a sua candidatura para gestora da Escola Estadual Basílio Batista de Araújo, biênio 2012-2013. Zilmar tinha sido indicada pela Governadora para dirigir os trabalhos da Casa de Cultura Popular Elino Julião, em Timbaúba dos Batistas-RN. No entanto, pediu exoneração do cargo, conseguiu que sua filha Karibele Teixeira fosse nomeada a frente da Casa de Cultura e no dia de hoje registrou a sua chapa. Até o presente momento, nenhuma outra chapa foi oficializada, o que leva a concluir que Zilmar Batista será candidata única.
Zilmar já foi gestora da Escola por 4 mandatos, foi a primeira diretora eleita pelo voto direto e tem larga experiência em gestão.
Sucesso a Dona Zilmar Batista!
Zilmar fazendo o registro de sua candidatura ao Presidente da Comissão Eleitoral Escolar, Albeni Batista

sábado, 15 de outubro de 2011

Deixe neste espaço sua homenagem ao (s) seu (s) professor (es) de coração


Homenagem aos professores

Verdades da Profissão de Professor

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados.

Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. (Paulo Freire)

A todos os professores do Brasil, especialmente aos professores da Escola Estadual Basílio Batista de Araújo, os nossos mais sinceros parabéns, vocês são os verdadeiros heróis do país.


sexta-feira, 14 de outubro de 2011


Dia de Estudo e Planejamento II

Como já tinha sido anunciado, na Escola Basílio Batista aconteceu hoje um dia inteiro de estudo e planejamento para o 2º semestre de 2011. O principal objetivo do encontro foi despertar nos professores a necessidade de trabalhar com pesquisa, no cotidiano escolar. A programação seguiu a seguinte ordem do dia:

Abertura com o vídeo "Educar" uma reflexão de Rubem Alves: http://www.youtube.com/watch?v=ouFqxPYA8lg

Motivação com questionário sobre a importância da pesquisa na escola.

Apresentação em power point sobre o tema, baseado na concepção de Pedro Demo sobre pesquisa escolar.

Vídeo com a entrevista de Pedro Demo, Educação pela pesquisa - http://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw

Discussões

Informes Administrativos

Exposição do acervo de mídias para pesquisa existente na Escola.

- Almoço

Vídeo de motivação, com o discusso de Steve Jobs - http://www.youtube.com/watch?v=66f2yP7ehDs

Viagem de estudo a ser realizada em Natal-RN

Planejamento

Avaliação



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Escola Basílio Batista no Conselho Municipal de Educação

O Conselho Municipal de Educação, formado por diversos segmentos da comunidade, também é integrado por dois membros da Escola Basílio Batista. As reuniões do referido Conselho acontecem ordinariamente uma vez ao mês e extraordinariamente, quando necessário. Faz parte do colegiado, representando a Escola, Laudo Esdra Pereira Batista - Titular e Maria Auxiliadora Santos Silva- Suplente; Zenaide de Araújo - Titular e Maria Dileuza de Araújo - Suplente.
Reunião realizada no dia 11 de outubro de 2011

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Feliz Dia das Crianças

A CRIANÇA

A criança que vive com afeição
aprende a amar

A criança que vive com estímulo
aprende a confiar


A criança que vive com a verdade
aprende a ser justa

A criança que vive com o elogio
aprende a dar valor


A criança que vive com generosidade
aprende a repartir

A criança que vive com o saber
aprende a conhecer


A criança que vive com paciência
aprende a tolerância

A criança que vive com felicidade
conhecerá o amor e a beleza

(Ronald Russel)




terça-feira, 11 de outubro de 2011

De onde vem a longevidade dos professores

DE ONDE VEM A LONGEVIDADE DOS PROFESSORES.
Um médico saiu caminhando e viu esse velhinho da foto sentada no banco de uma praça olhando para o vazio.
Aproximou-se e perguntou:


- Nota-se que está bem, qual é seu segredo?
Ele então respondeu:
- Sou PROFESSOR, durmo às 4 da manhã elaborando provas, me levanto às 6. Nos fins de semana não pratico esportes, não me divirto. Trabalho corrigindo avaliações, organizando as aulas, preenchendo DIÁRIO de classe, lançando a nota do Estado na internet, fazendo planejamentos, procurando músicas para passar para os alunos, procurando vídeos na INTERNET para não deixar as aulas MONÓTONAS, não tenho tempo para os meus filhos, só para os FILHOS DOS OUTROS, todo final de semana estou sempre com algo para elaborar ou corrigir, inclusive nos feriados, como hoje. Não tomo café da manhã, não almoço e nem janto porque não dá tempo.
O doutor então exclamou:
- Mas isso é extraordinário. A senhor tem quantos anos?
- 37, respondeu-lhe o velhinho…

Dia de Estudo e Planejamento

A Escola Estadual Basílio Batista de Araújo promoverá na próxima sexta-feira, um dia de estudo e planejamento, com todos os professores e funcionários.

Programação:
8:00 horas - Início das atividades.
12:00 horas - Almoço de confraternização pela passagem do Dia do Professor
13:00 horas - Continuação das atividades.
16:00 horas - Término


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

As drogas estão começando a tomar conta de Timbaúba.


Há uns 15 dias eu comentava com a Pedagoga Suzana, que estava preocupado, pois a nossa tranqüilidade de cidade de interior estava com os dias contados. Que seria questão de meses até que começassem a surgir os primeiros noiados – termo que designa os drogados que fazem tudo para ter acesso às drogas, fissurados, geralmente em crise de abstinência – para tolher a paz da nossa cidade. Acertei na previsão, mas errei feio no tempo. Hoje, domingo de madrugada, o Sr Nival Vale, de 81 anos, ao se dirigir para cuidar dos seus animais, foi atacado por uma pessoa que queria desesperadamente dinheiro. O pior não aconteceu porque a polícia chegou mesmo na hora e o elemento fugiu. Deixando o ancião apenas com escoriações.
                Vão aparecer outros casos semelhantes, pois temos conhecimento que o tráfico de drogas se instalou na nossa cidade. Já passou da hora de agir. Todo os que compõem a Escola Estadual Basílio Batista de Araújo estão muito preocupados com isso, são mais de 150 adolescente e jovens, ou seja, a fase etária mais perigosa de ingresso nas drogas, sob a nossa responsabilidade profissional e moral. No entanto, o que a escola pode fazer para combater a problemática não é suficiente.
                O trabalho repressivo da polícia está muito distante do ideal, pois ela não utiliza o serviço de inteligência para pegar os traficantes em flagrante. Vai ser impossível flagrar alguém com drogas chegando no carro de polícia com aquele monte de luzes piscando e chamando atenção. Não é difícil saber quem são estes fora da lei, pois numa cidade de apenas dois mil habitantes, todos comentam e sabem quem são. O grupinho está resumido a no máximo uma dúzia os traficantes. Só precisa pegá-los com a boca na botija.
                Apesar de o trabalho repressivo ser muito importante, é necessário também que existam ações preventivas contínuas. É neste ponto que fica a minha maior decepção. Pois está programada uma atividade preventiva para acontecer em novembro e as instituições e a sociedade está fazendo pouco caso do evento. O sargento Marcelo convidou todas as instituições do Município para planejar a edição de Timbaúba,  de um evento de prevenção às drogas que vai acontecer em todas as cidades do Seridó. No primeiro encontro, 30/09/2011, apesar de comparecer muitos segmentos, a maior parte do tempo foi perdida numa discussão tola, em que as igrejas evangélicas colocaram entraves para se unirem num culto temático, mesmo que fosse em prol deste bem comum. Juro que se eu tivesse qualquer inclinação para ser evangélico teria desistido naquela ocasião.
                No 2º encontro preparatório, que aconteceu no dia 07/10/2011, compareceu meia dúzia de gatos pingados, acho que os traficantes de drogas que agem em Timbaúba são até mais numerosos. Não estava na reunião nenhum secretário municipal ou representante, nem  representantes da Igreja Católica ou evangélicas, nenhum vereador ou delegado de qualquer associação deu o ar da graça. A letargia toma conta de todos. Visivelmente percebia o embaraço do Sargento Marcelo frente a Walter Antero, presidente da ONG Tulipa, que promove os Fóruns de Políticas Anti Drogas em todos o Seridó.
                Quando o problema estiver adentrando os lares timbaubenses, roubando os sacrários das igrejas pensando que são cofres, invadindo os cultos e sessões da câmara, não vai adiantar nada ter desespero, rezar missa de desagravo, por a culpa no demônio ou discutir em audiências públicas de quem foi a culpa. Pois foi dada a oportunidade e nada foi feito. O problema é urgente, tem que ser resolvido já e sem a omissão de ninguém.

Imagem Ilustrativa

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sebastianismo, messianismo e alienação em Timbaúba.

Em meados do século XVI surgiu em Portugal, que a esta altura já entrava em plena decadência do poderio econômico europeu, o mito de D. Sebastião. O Rei D. Sebastião, da dinastia de Avis, prometia recuperar a hegemonia portuguesa e para isso empreendeu uma cruzada contra os mulçumanos no Marrocos. Só que o exército lusitano foi aniquilado na África e Dom Sebastião morreu na empreitada. No entanto, o povo de Portugal relutou em aceitar a morte do seu Rei, criando o mito de que D. Sebastião voltaria e salvaria a nação da decadência e colocaria Portugal no alto novamente. Este mito não ficou restrito a Portugal, com os portugueses vindos para o Brasil, veio também a mitologia na crença desta espécie de Messias. No interior do Nordeste, que por muito tempo ficou isolado do resto do país, as condições econômicas e culturais fizeram com que o mito ressurgisse em várias oportunidades, com abordagens diferentes. Assim aconteceu em Canudos-BA com Antônio Conselheiro, em Juazeiro do Norte-CE com Pe Cícero e até Jucurutu-RN com o Beato João Ramalho. Atualmente o messianismo é encampado principalmente por líderes religiosos que se aproveitam da influência que exercem sobre as famílias mais carentes para usufruir de privilégios, por meio de coerções sobrenaturais.
Não diferente deste imenso interior do Nordeste, Timbaúba dos Batistas também alimenta o mito messiânico de Dom Sebastião. É comum as pessoas colocar a solução dos problemas da cidade só nas mãos do prefeito, dos problemas da escola só como sendo responsabilidade do diretor, das crianças soltas no tabuleiro como fossem de responsabilidade exclusiva do Conselho Tutelar. Dessa forma ninguém faz nada e na hora em que as coisas erradas acontecem elegem um bode espiatório para assumir todas as culpas.
Quando se aproximam as eleições, o messianismo fica ainda mais evidente, pois não votamos nas idéias dos candidatos (pois nem idéias eles tem), escolhemos e divinizamos uma única pessoa e dessa forma alimentamos o mito de que Dom Sebastião -prefeito ou vereador- é quem vai melhorar a vida de todos, trazendo posperidade, dando emprego (trabalho não,  querem mesmo é emprego) e justiça para todos.
Gente, isto tudo demonstra o quanto estamos atrasados culturalmente, Dom Sebastião morreu em 1580, nós é que temos que arregaçar as mangas e melhorar nossa cidade. Votando no melhor candidato a prefeito e administrando a cidade com ele. Existem inúmeros Conselhos de Políticas Públicas na cidade, na escola e no campo; que não funciona porque a população não participa. Deixando que outros decidam por nós, estamos dando a senha para que somente um pequeno grupo se beneficie da prefeitura de Timbaúba, do Estado do RN e do Brasil.
A realidade local, por ser mais próxima, temos mais condições para mudá-la, mas é preciso agir articuladamente e em conjunto. Essa forma de campanhas políticas que aglutinam todas em discussões em torno de bicudo e bacural, verde e vermelho, candidato A e B, quem fez a maior passeata ou maior comício, é alienante e retrata o retardo mental de um povo. Este tipo de campanha política só beneficia um pequeno grupo de pessoas. É preciso romper com estas práticas retrógradas se quisermos que nossa Timbaúba cresça e se desenvolva.

sábado, 1 de outubro de 2011

A farsa do Massacre de Cunhaú e Uruaçu


Em pleno século XXI ainda se cria feriado religioso no Brasil. Não bastasse o grande número de feriados existentes no país, no Rio Grande do Norte ainda tem o feriado do dia 03 de outubro. Dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
A Igreja Católica com a finalidade de conter a fuga desenfreada de fiéis para as denominações evangélicas insiste com essas estratégias inúteis, como a de forjar mitos religiosos. O problema da evasão dos católicos é ocasionado principalmente pelo discurso e práticas retrógradas da Igreja, no entanto ela tenta combater com ações anti modernas. Enquanto não for aberto um diálogo que discuta temas como a modernização de linguagem e ritos, fim da obrigatoriedade do celibato dos padres, questões de sexualidade e uso de preservativos, a estrutura medieval onde meia dúzia de cardeais em Roma é quem manda e desmanda  na Igreja do Mundo todo, além de outras questões. Vamos continuar a assistir ao êxodo católico. E vale salientar, que este fenômeno não é mais restrito aos grandes centros urbanos, já chegou ao interior. Existem comunidades rurais próximas a Timbaúba dos Batistas-RN, onde mais da metade dos moradores já se declararam não católicos. Nem com a população rural o catolicismo consegue mais dialogar.
Enquanto todos assistem a esse espetáculo o que fazem os dirigentes da Igreja? Forjam mitos, distorcem a história para transformar a reação indígena aos invasores do RN num martírio dos católicos do séc. XVII se aproveitam de atitudes populistas de políticos para oficializar o feriado. Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de história sabe que o massacre de Uruaçu e Cunhaú foi uma reação dos índios a invasão de suas terras pelos portugueses,  nada teve de perseguição religiosa. Dezenas de milhares de indígenas foram mortos pelos bons católicos portugueses no RN e na hora em que dezenas de invasores morrem na revanche, estes são transformados em santos. Esta inconsistência só não foi percebida pela Arquidiocese de Natal e pelo Vaticano.
O mais grave de tudo é quando este grande teatro contagia também a classe política (como se eles não gostassem de coisas espetaculosas). Que no caso do RN, mesmo fazendo parte Brasil, que é um Estado Laico, a Assembleia Legislativa aprovou e a ex Governadora Vilma de Faria sancionou o referido feriado. Que de nada serve ao RN, basta ver onde estão os católicos nestes dias, se você visitar em algum templo o encontrará vazio. 

Bandido ou Professor?