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quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O PROFESSOR MASSACRADO



Meu amigo diga logo
A mim em qual profissão
O soldado e o servente
Ganham mais que o capitão
Eu lhe digo prontamente
Somente na Educação

Na educação do RN
Tem um fato interessante
O professor que estuda
Faz curso e vai adiante
Acaba penalizado
Pois ganha o mesmo montante

Tem lei do piso e do plano
Mas tudo é uma piada
Continua o professor
Sofrendo sem ganhar nada
Humilhado em todo canto
Com sala superlotada

Um criador de galinha
Me disse “véi saia dessa
Pois eu trabalho bem menos
Tô vivendo bem a bessa
Minha rotina diária
Não me cansa nem me estressa”

Quem ta levando papel
De um lado para outro
Mangando do professor
Diz assim eu acho é pouco
Quem mandou estudar tanto
Pra viver ganhando troco?

E isso causa no mestre
Um desalento danado
De tanto levar pancada
Fica meio acabrunhado
E não há educação
Que melhore nesse (E/e)stado

Adaécio Lopes

Qual o motivo da ira do Ministério Público com os professores?


De acordo com Rita de Cáscia, diretora da Mulher Trabalhadora do SINTE e professora da Escola Estadual Gilney de Souza na cidade de São Miguel, as diversas Promotorias de Educação, solicitaram das DIREDs que fosse enviada para a SEEC, a relação com o ponto de todo o magistério dos dias 18, 19 e 20 de julho. É bom lembrarmos que esses se referem aos três últimos dias da greve dos trabalhadores em educação.
Segundo informações colhidas na manhã de quarta-feira (28), na SEEC as listas com os nomes dos professores estão sendo enviadas para desconto na Folha de Pagamento do mês de outubro.
Isso nos traz um sentimento de revolta, de indignação. O mesmo Ministério público que diz que os alunos têm que ter os 200 dias letivos, com esse desconto os professores ficam desobrigados a pagar esses três dias de greve.
O Ministério Público deveria obrigar o estado a pagar as nossas Letras publicadas e não pagas, as nossas pecuniárias publicadas e não pagas, as nossas promoções verticais que se encontram engavetadas na SEEC, os nossos abonos de permanência publicados e não pagos, desabafa a dirigente do SINTE.
Nós solicitamos que a Promotoria da Educação atue nos mais dos 52.000 processos que estão parados, dependendo da vontade do governo para que sejam publicados e pagos o que é de direito ao magistério estadual. Afinal a promotoria da educação não deve ser só para punir os trabalhadores em educação.

Proponho ainda outra questão, os vencimentos dos promotores que só trabalham de 3ª a 5ª feira também não deveriam ser descontados? Por que será que só existe esta pressão toda em cima do magistério enquanto outros profissionais  não cumprem os seus horários de trabalho sob as bênçãos do Ministério Público?

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Guerra dos Bárbaros e o fim do reinado do "Rei" Janduí no sertão do Seridó e Açu

Até meados do Séc. XVII, os grupos indígenas Tarairiús, Canidés, Pegas, Sucurus e Cariris   viviam soberanos no sertão potiguar e paraibano, nas suas rotinas, sem serem importunados pelos invasores europeus que instalaram-se no litoral do Brasil.
No entanto, esta "monotonia" foi gravemente violada quando foram outorgados pelo Rei de Portugal a alguns latifundiários, semarias de terra, a partir de 1650, para a interiorização da atividade pecuária no Seridó e Vale do Açu.
Só que, as terras do interior do RN e da PB não estavam desocupadas, nelas viviam diversos grupos, denominados pelos portugueses de Tapuias. Estes grupos índigenas se diferenciavam dos grupos tupis, na sua aparência e também culturalmente. Tinham composição física diferente dos Potiguaras e falavam uma língua própria e por isso, foram denominados de Bárbaros (os que não falavam Tupi-Gurani).

Tarairiús numa dança ritualística

Remanescentes dos Potiguaras

Quando os fazendeiros começaram a invadir com seus rebanhos, o espaço ocupados pelo Tapuias o conflito ficou sendo inevitável, com morte de ambos os lados. Os grupos tapuias sentiram a necessidade de se unirem para enfrentar os alienígenas e sob a liderança do Cacique Janduí, começaram por meio de assaltos de guerrilha a inviabilizar a instalação das primeiras fazendas de gado.
De 1690 até 1710, foi travada uma verdadeira guerra no interior do RN pela posse da terra. De um lado os indígenas, conhecedores exímios dos sertões do Seridó e do Açu, liderados pelo Cacique Janduí; e do outro, os portugueses e caboclos brasileiros, mais avançados tecnologicamente. Depois de vários combates  favoráveis aos índigenas, foi solicitada a ajuda de bandeirantes paulistas, dentre eles de Domingos Jorge Velho, e aos poucos a resistência é vencida com um verdadeiro genocídio de todos os grupos nativos do interior do RN. Os poucos sobreviventes foram pegos e se integraram a força a cultura dos "brancos" vitoriosos.

Ruínas da Casa Forte do Cuó

Para defender os proprietários de terra, em 1683 por iniciativa do Coronel Antônio de Albuquerque da Câmara foi construída uma casa fortificada que serviria de habitação e ao mesmo tempo posto defensivo (1687-1690). Esse ponto estratégico ficava no sítio Penedo.

"No auge do conflito, a Casa-Forte do Cuó, como descreviam os documentos da época, abrigou as tropas de Antônio de Albuquerque da Câmara, posteriormente acudidas pelos soldados do Terço Paulista sob o comando de Domingos Jorge Velho, contratado para combater os índios seridoenses nas proximidades de Jardim de Piranhas em outra casa-forte. O mesmo personagem que, com suas tropas, anos depois, combateria o Quilombo dos Palmares.

O termo “Cuó” é o mesmo que Acauã (tupi) em língua tarairiu, pássaro devorador de cobras (Herpetotheres cachinnans (L.)). Se a ele acrescentarmos “Quei” (rio, também um termo tarairiu) temos Queiquó (Rio Acauã, posteriormente, Seridó) que daria origem ao nome de Caicó.

A Casa-Forte do Cuó é um importante patrimônio histórico, pois foi uma das primeiras construções coloniais do Seridó. É um marco também do massacre aos povos indígenas seridoenses. Foi a partir do movimento de tropas na Casa-Forte que mais tarde o arraial do Queiquó daria origem à nossa cidade. Atualmente restam somente vestígios de seus alicerces."
Ricky Sammy Lunardello Casado 

A Guerra dos Bárbaros e fim do reinado do "Rei" Janduí no sertão do Seridó e Açu


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Eleições para gestor

Assim como em todas as escolas jurisdicionadas à 10ª Dired de Caicó, ocorrerá no dia 17 de novembro, a eleição para Gestor da Escola Estadual Basílio Batista de Araújo. Pela 4ª vez este evento democrático, que prova a maturidade, pelo menos neste aspecto, do sistema educacional estadual, vai acontecer em nossas escolas.
Após os diversos fóruns realizados nos 4 segmentos representativos da escola, foi formada a Comissão Eleitoral com a seguinte composição:
Professores:
Titular: Maria Dileuza de Araújo
Suplente: Wagna Gomes de Araújo Santos

Funcionários:
Titular: Albeni Batista dos Santos
Suplente: Wilson da Silva

Estudantes:
Titular: Jane de Araújo
Suplente: Suêndia Bezerra

Pais:
Titular: Antônio Marcos
Suplente: Francisca Bernardo de Souza


As chapas aptas a concorrer ao pleito tem até o dia 17 de outubro para fazer o registro da candidatura junto a Comissão Eleitoral Escolar.

domingo, 25 de setembro de 2011


Povos indígenas no Seridó

                A historiografia brasileira, imbuída das teorias preconceituosas européias, nas quais defendiam uma história contada e protagonizada pelos brancos, nobres e letrados, na maioria das vezes relegou as outras culturas (povos indígenas e afro-descendentes) ao ostracismo histórico.
                No Seridó, salvo alguns historiadores como Olavo de Medeiros Filho e Helder Alexandre Macedo, também foi outorgado aos afro-brasileiros e indígenas o mesmo esquecimento imputados pela história nacional. No Rio Grande do Norte, mais intensamente do que em outros estados do país, este fato foi verificado.
                Deferente do que diz os genealogistas seridoenses, que tem com principal objetivo traçar suas árvores genealógicas de forma a constar nobres portugueses, fidalgos brasileiros, brancos e abastados. Os povos indígenas, antigamente instalados no Seridó, tanto formaram geneticamente como contribuíram culturalmente para a formação do nosso povo.
Basta observar o biótipo da população seridoense para ver que nem todos são brancos, loiros e de olhos claros. Pelo contrário, a minoria da população é que tem estas características. Uma parte bastante considerável de nossa gente carrega traços indígenas. Desmentindo os pseudo historiadores que teimam em afirmar que os primeiros colonizadores não se misturaram com os povos tarairius e cariris, remanescentes da Guerra dos Bárbaros.
E a herança cultural desse povos, pode ser esquecida? Como é possível explicar os inúmeros vocábulos presentes no nosso léxico, a grande variedade de iguarias culinárias incorporadas e apreciadas em nossos hábitos alimentares (aloá, jerimum, batata-doce, mandioca, farofa, fava e outros).
Como uma das funções da história atual é desconstruir os equívocos históricos gerados por preconceitos de gênero, raça, social e diversas outras origens. Baseando-se sempre em fontes acadêmicas e científicas, o blog vai postar matérias no qual vai tratar de diversos aspectos do dia-a-dia dos grupos indígenas que nos precederam no Sertão do Seridó. Com o objetivo de desfazer os equívocos forjados ao longo do tempo de que o povo do Seridó é composto somente de brancos e que os indígenas pouco ou nenhuma contribuição deram para a nossa formação.
 
 Pintura retratando uma dança ritual - obra de artistas holandeses.

Meninas com traços indígenas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Que tal apoiar a idéia do Senador Cristóvão Buarque? "Todos os filhos de políticos tem que estudar em escola pública"

Projeto obriga os eleitos a matricularem seus filhos em escolas públicas.
Ele apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, Deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública.
As conseqüências seriam as melhores possíveis.
Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.
SE VOCÊ CONCORDA COM A IDÉIA DO SENADOR, DIVULGUE ESSA MENSAGEM.

Acompanhe em:
http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166
PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480, DE 2007
Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.
Parabéns ao Senador Cristovam Buarque

Fonte: blog de Roberto Flávio

10ª Dired de Caicó terá 21 escolas contempladas com eleições diretas

10ª Dired de Caicó terá 21 escolas contempladas com eleições diretas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Basílio Baptista de Araújo, quem foi este homem?

Basílio Baptista de Araújo é o patrono da Escola, no entanto, poucos sabem quem foi este homem. Fato este que representa uma contradição muito grande no meio escolar, como pode uma escola, centro de conhecimento, não saber da história do próprio patrono?
Nascido em Caicó, RN, na Fazenda Timbaúba, Basílio era possuidor de caráter firme, característica herdada de seus antecessores. Dedicou-se, muito jovem, aos estudos, passando os primeiros anos de escola na cidade de Caicó. Sua rara inteligência fez com que o encaminhassem para o Ateneu Norte-Riograndense de Natal, capital do estado, a fim de completar os estudos. Apaixonou-se por Aia, moça da família Aladim .Porém os parentes da mesma não concordaram com o casamento. Então, Basílio tomou a decisão de não mais voltar à sua terra natal e resolveu viajar para o estado de Minas Gerais, onde foi professor nas cidades de Cataguases, Viçosa e , por último, Palma.
Em Viçosa dirigiu o Collegio Baptista. Em Cataguases foi redator do Jornal “ Cataguazes”;
Quando residia em Viçosa,tornou-se amigo, daquele que viria a ser Presidente do Brasil Arthur Barnardes. Por esse motivo, mais tarde , Basílio foi considerado figura de elevada influência na região. Posteriormente, mudou-se para Palma, onde participou (em 1918/19) ativamente da construção do prédio do Grupo Escolar, denominado, depois, Arthur Bernardes, do qual foi diretor até o ano de 1923, quando faleceu no dia 24 de julho.(conforme Livro de Óbito n° 43 – livro C-10 – F1.47-B, do 1° Cartório de Palma : faleceu ás 6:30 h da manhã, do dia 24/07/1923, de morte natural, aos 60 anos de idade, tendo sido feita a autopsia pelo farmacêutico Nicanor Amaral, na falta de médico)
Está sepultado no Cemitério de Palma, onde sua cova não foi encontrada por falta de registro da Prefeitura de Palma.

O Jornal Seridoense, existente no Instituto Histórico do Rio Grande do Norte publicou, no dia 23 de agosto de 1923: 

 Fonte: http://betometri.blogspot.com

Professor Batistinha- Basílio Baptista de Araújo,
com seus filhos, em Palma - MG
(ou Ubá - há dúvidas)
Fonte:http://betometri.blogspot.com

Fachada do Colégio Baptista,
fundado por Basílio Baptista de Araújo,
em Viçosa, em 1896.
Fonte:  http://betometri.blogspot.com
 Grupo Escolar Artur Bernardes,
no final da década de 1910, construído
sob a coordenação do Professor Basílio Baptista de Araújo, no qual foi diretor até a sua morte.
Fonte: http://betometri.blogspot.com

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Descaso com a educação


domingo, 18 de setembro de 2011

Filarmônica Elino Julião - Redenção da Cultura Timbaubense

Pensei seriamente que a cultura de Timbaúba dos Batistas estava prestes a morrer. Não é exagero, ao ver o que se transformou nossa cidade nesses últimos tempos, em que toda a nossa cultura genuína foi aos poucos substituída por manifestações mediocres que chamam de culturais como "Aviões do Forró, Forró dos Plays, Calcinha Preta" a lista é interminável, as pessoas com um mínimo de sensibilidade chegariam a esta conclusão. No entanto, o surgimento da Banda Filarmônica Elino Julião veio redimir o povo timbaubense. Veio salvar a memória do maior expoente cultural desta terra, Elino Julião. Ao otimizar a oportunidade aos jovens não só de escutar boa música, como também, de produzir excelente música, a Filarmônica reverteu rapidamente o processo contínuo de vulgarização cultural que seguia no nosso Município.
Espero sinceramente que este projeto tenha continuidade. Aqui parabenizo o empenho da Coordenadora da Associação Cultural, a Sra Aparecida Nascimento, assim como ao Regente Mizael Cabral. Suas colaborações foram e serão fundamentais.
Ao povo de Timbaúba faço uma conclamação, apoiemos este projeto, incentivando os jovens, participando das apresentações e dando a ajuda financeira necessária, pois não é só de boa vontade que um projeto como este necessita.
Aos jovens músicos desejo perseverança, dedicação e sucesso. Quero e vou me orgulhar muito quando os vir tocando seus instrumentos em todas as oportunidades que presenciar.




Filarmônica de Timbaúba dos Batistas-RN: Aos do Contato Seridó e interessados!

Filarmônica de Timbaúba dos Batistas-RN: Aos do Contato Seridó e interessados!: É incrível como vocês transparecem não conhecer nada do seridó, quando esquecem que essa região tem nas suas Bandas de Música, com ce...

sábado, 17 de setembro de 2011

Feira de Ciências

Braço mecânico construído por alunos do 3º ano do Ensino Médio, utilizando sucata e outros materiais residuais. O projeto foi desenvolvido pelo professor Ladeilson.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PROINFO INTEGRADO TIMBAÚBA DOS BATISTAS-RN: APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DOS GRUPOS DE PROFESSORE...

PROINFO INTEGRADO TIMBAÚBA DOS BATISTAS-RN: APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DOS GRUPOS DE PROFESSORE...: Os professores realizaram em grupos, o planejamento e execução de um projeto com alunos utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na ...

Questões de Mesquinharia

Hoje participei juntamente com o colega Miraci de uma reunião com o Departamento Regional de Alimentação Escolar, onde todos os diretores e tesoureiros, juntamente com reprentantes do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, discutimos os desafios para o aperfeiçoamento do Programa de Alimentação Escolar.
Dentre as diversas questões debatidas como: falta de merendeiras, questões sanitárias de armazenamento e preparo dos alimentos, valor financeiro repassado às escolas e outros assuntos. O ponto mais discutido foi o cumprimento da legislação que trata do oferecimento da merenda escolar exclusivamente aos alunos.
É constrangedor que enquanto os índices de aprendizado patinam em todo o Estado do Rio Grande do Norte em direção ao precipício do fracasso escolar, estejamos ainda discutindo quem da comunidade escolar pode ou não pode comer um pouco do complemento alimentar destinado aos alunos.
Atualmente a Escola Estadual Basílio Batista de Araújo, assim como as demais escolas de ensino médio regular recebem do Governo Federal um repasse per capita de R$ 0,30 centavos para cada refeição diária. Embora o valor pareça irrisório, o montante é de R$ 950,00 ao mês. Digo a todos que não é suficiente para proporcionar uma alimentação escolar abundante, mas é possível oferecer um complemento satisfatório aos alunos.
Não estou arregimentando adeptos para descumprir a regulação legal que trata do tema, no entanto, questiono o motivo do empenho do Ministério Público em fiscalizar se os professores e funcionários das escolas estão fazendo uso da merenda escolar, quando existem outras inúmeras e maiores irregularidades, em sua maioria geradas pelo descaso dos poderes públicos estaduais e municipais.
No caso do Estado do Rio Grande do Norte, o governo não repassa às escolas um único centavo de incentivo para complemento da merenda. No caso particularíssimo da Escola Basílio Batista, como pode, uma única merendeira em todos os turnos de funcionamento da escola preparar a alimentação, cuidar da limpeza da cozinha e ainda preparar uma merenda variada e de qualidade? Digo, que mesmo enfrentando esta realidade, tentamos fazer o melhor. O Estado do RN tem uma única nutricionista para atender as mais de 700 escolas, faltam profissionais qualificados para preparo dos alimentos.Em muitas escolas (não é o caso da nossa) falta higiene no preparo e armazenagem. Em outras instituições acontecem até desvio dos recursos da merenda para outros fins. No entanto, não se ver o mesmo empenho do Ministério Público em acompanhar estas situações. Eu acho que os promotores deveriam começar pelos maiores problemas e só quando estes vícios estivessem resolvidos é que deveriam se preocupar com os menores.
Lembro-me de duas coisas que minhas avós me diziam quando eu era criança, "onde comem 2, também comem 3" pois, transferindo este adágio de minha avó para escola, tenho certeza que quantidade de alimento preparado para 150 alunos é suficiente para alimentar mais 8 ou 10 professores sem que haja o comprometimento da alimentação dos estudantes. Desvios sérios de recursos acontecem é em Brasília ou noutras instâncias estaduais e municipais sem que ninguém faça nada para evitar a roubalheira. O Ministério Público está parecendo um cachorro que late grosso e alto para os pequenos e corre com medo dos tubarões da administração.
É uma pena que nos dias de hoje, se perca tempo com este tipo de discussão, que vigiem essas mesquinharias, enquanto existem outros problemas mais sérios e urgentes a serem tratados na educação brasileira.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO


             A escola, os professores, alunos e toda comunidade escolar se mostram apreensivas com relação às novas mudanças ocorridas no mundo com as novas tecnologias de aprendizagem. Mas gradativamente veio a transformação no início o uso das TCCS era considerado um luxo, um uso super fluo, hoje é à base da aprendizagem, de um modo ou de outro, ela auxilia professores, alunos e outras pessoas para a aquisição de bons conhecimentos bastam saber escolher os bons conteúdos que realmente estejam contribuindo para uma melhor aprendizagem, todos se sentem curiosos em descobrir com saber usar e dominar este novo desafio devemos retirar conteúdos significativos para os nossos alunos e manter o gosto para praticar sempre que achar necessário pesquisar sobre determinado assunto. Podemos está sempre procurando novos conhecimentos todos os dias, pois é sempre importante para o nosso crescimento pessoal, social educativo, adquirimos novas formas de letramento/alfabetização.
            Nossa sociedade vive momentos de mudanças do ponto de vista da aprendizagem. A sociedade faz muita exigência das pessoas, mas ela tem que respeitar as dificuldades das pessoas e valorizar o potencial de cada um. Deve transformar o crescente fracasso escolar e as estatísticas preocupantes sobre os baixos índices de leitura e de aprendizagem dos alunos em sucesso pessoal com as pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo em nossa sociedade atual (Pozo, 2002) uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente, como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural mesmo econômico dos cidadãos. As demandas de aprendizagem exigem que as pessoas aprendam de maneira diferente que tenham acesso a outras culturas de aprendizagem, adquirindo saberes de forma globais pra que os de pensar e se expressar diferente, tendo uma nova forma de conceber e gerar o conhecimento, sejam da perspectiva cognitiva ou social há uma necessidade de conhecer as características que definem as novas formas de aprender, podemos adaptar-nos a elas, desenvolvê-las e, em última análise, através delas, ajuda a transformar essa sociedade do conhecimento, da qual supostamente fazemos parte novas formas de conhecimento foram criadas com as tecnologias da informação, que influenciou na distribuição social de novas formas de alfabetização. Elas estão criando uma nova cultura de aprendizagem, que a escola não pode ou pelo menos não deve ignorar.
            Graças a essas novas tecnologias da informação, a escola, em sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e, às vezes, nem mesmo a principal, em muitos âmbitos.
            Uma das metas essenciais da educação, para poder atender às exigências dessa nova sociedade da aprendizagem, seria, portanto, fomentar nos alunos várias capacidades relacionadas à aquisição de seus conhecimentos. Todavia, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores.

Simone Ferreira e Maria Alcione

Ambiente Proinfo

O que é ser professor hoje?
Quem sou eu neste contexto?


Sou uma professora que tenta e almeja vencer o medo de usar as tecnologias modernas, que influenciam na educação e aprendizagens das pessoas. Preciso acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo vitual e obter novos conhecimentos sobres as tics.
É ser um profissional que seja responsável e comprometido com o desenvolvimento pessoal, social e critico de seus alunos. Tem que ser um mediador competente que esteja sempre atualizado com os conteúdos estudados tem que ter dominio e segurança no que ensina.

Simone Ferreira


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Razão do nosso trabalho

É por esta galerinha que o nosso trabalho vale a pena!


Culinária Arcaica - Chouriço: doce de sangue de porco.

A culinária é um dos aspectos que particulariza uma região. No decorrer dos séculos, no sertão do Seridó, muitos hábitos alimentares foram incorporados, outros foram esquecidos. Dentre as iguarias em vias de extinção está o chouriço, doce feito a partir do sangue e da banha (gordura) do porco. No seu preparo adiciona-se mel de rapadura, farinha de mandioca, castanha de caju e especiarias: erva doce, canela, gengibre, cravo e pimenta do reino.
Para cozinhar o chouriço, o tempo gasto, em média, é de 4 a 6 horas, e geralmente, se faz em fogo a lenha, como mostra a foto. E durante todo o tempo tem que ter uma pessoa mexendo com uma colher de pau gigante. Para cada 3 litros de sangue são necessárias 20 rapaduras. 
Em Timbaúba dos Batistas, pouquíssimas pessoas ainda sabem fazer chouriço, uma delas é Maria de Manoel Albino. É necessário preservamos a nossa história alimentar, pois ela também está prestes a ser esquecida.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Principais imagens do desfile cívico 2011

Início do Desfile Cívico 

 Baliza, Faixa e Bandeiras
 Bandeiras e Guardiãs
 Tema do Desfile: Corrupiando a cultura do  lugar.
 Vaqueiro - pioneiro na colonização de Timbaúba
 Vaqueiros e Maria Bonita
 Homenagem a José Raimundo - Fotógrafo da cidade
 Banda Marcial
 Homenagem a Elino Julião - Cantor Popular de Timbaúba
 Cultura Religiosa - Festa de São Severino Mártir
 Banda Filarmônica Elino Julião
 Banda Filarmônica Elino Julião
Despedindo-se do Desfile Cívico

Histórico do Desfile Cívico - 2011


A Escola Basílio Batista
É um educandário singular
Vem no desfile cívico deste ano
Um belo cordel dedilhar
Trazendo a inovação como o tema:
“Corrupiando a cultura do lugar”.

Do mesmo modo da nossa cidade
É uma escola bem pequena
Em sessenta e sete foi criada
Sempre teve a qualidade como lema
Hoje são cento e cinquenta alunos
Pois estudar lá vale a pena.

Neste ano de dois mil e onze
Vamos homenagear nossa cultura
Timbaúba terra rica de costumes
Quem ta triste vem pra cá logo se cura
Pois corrupiando a cultura do lugar
Que é genuína, singular e que é pura.

Abrindo o desfile da escola
Tremula a flâmula brasileira
Do lado direito e tão bela
Do nosso Estado a bandeira
E do outro lado, o esquerdo
O pendão da nossa terra guerreira

No inicio de nossa colonização
Pelos rios seco tangendo o gado
Chegou o vaqueiro com seus aboios
Com grande cultura deixou um legado
Pegando a rês na espinhosa caatinga
Não podia deixar de ser homenageado


Quem é de Timbaúba, logo é reconhecido
Pois uma boa identidade tem esta terra
Falar alto, beber boas doses de pinga
Queijo quente, carne de sol quem se nega?
Numa mesa com uma toalha bordada
Alegria assim, vai além, nunca encerra

Um grande expoente de nossa cultura
Preservando com imagens nossa cidade
José Raimundo é o nome do fotógrafo
Suas lentes são históricas de verdade
Numa justa e pertinente homenagem
Muitos aplausos ele merece com vontade

Zé Raimundo gosta é de mostrar gente
Na labuta de suas histórias sofridas
Fotografou o homem no seu trabalho
Mostrando a dureza digna das vidas
É um belo poemas as suas fotos
De um povo feliz, apesar das feridas

Em dezembro tem uma festa em Timbaúba
A mais antiga em honra a São Severino
Filhos ausentes ao seu torrão retornam
Para com fé entoar seu belo hino
A exemplo das aves de arribação
Vêem aqui cumprir grande destino

Mas seu menino outra coisa vou falar
E isso desde há muito tenho dito
Quem esparramou o nome desta terra
Foi Elino Julião o homem bendito
Com suas músicas tocando nas emissoras
Fez tanto sucesso e logo virou mito



Variado é o seu rico repertório
O Nascimento cortou o “Rabo do jumento”
Não sei se o guardou no “Cofrinho de amor”
Só sei que foi “Dentro do movimento”
Pois “Meu coração é das mulheres”
E do meu jegue “Tenho ciúme até do vento”

Encerrando o grande desfile
Vem aí nossa linda filarmônica
Jovens talentosos e dedicados
Com esta manifestação hegemônica
Colocando a cultura desta terra
No altar de uma igreja polifônica

São tantos os jovens deste belo projeto
Tocando cada tipo de instrumento!
Não sei se é pra compensar o rabo do jerico
O grande empenho de Cida Nascimento
Graças ao grande maestro Mizael
À noss’alma o espetáculo traz alento

Depois de ver o belo corrupio
Do grande desfile cívico da escola
Conhecendo um pouco de nossa cultura
De Timbaúba, que é show de bola
Pedimos uma imensa salva de palmas
E com o satisfeito cheio vamos embora.

Laudo Esdra